O intestino é o nosso segundo cérebro funcional.
Ele contém cerca de 100 milhões de neurônios, formando o chamado sistema nervoso entérico, que se comunica diretamente com o cérebro através do nervo vago.
Ele roduz mais de 90% da serotonina e grande parte do GABA – neurotransmissores essenciais para o bem-estar, sono, controle da ansiedade e humor.
Além disso, o trato gastrointestinal abriga cerca de 39 trilhões de microrganismos, quase a mesma quantidade de células humanas!
Essas bactérias participam ativamente da digestão, imunidade, metabolismo e produção hormonal.
Quando esse ecossistema está desequilibrado (disbiose), seu corpo inteiro sofre.
✅ Inchaço abdominal frequente, especialmente após as refeições
✅ Prisão de ventre alternando com episódios de diarreia
✅ Coceira anal ou no nariz (especialmente à noite)
✅ Vontade incontrolável por doces e carboidratos refinados
✅ Mau hálito, mesmo com boa higiene bucal
✅ Cansaço constante, mesmo após noites de sono
✅ Ansiedade, irritabilidade e alterações de humor inexplicáveis
✅ Dores de cabeça recorrentes
✅ Dificuldade para ganhar ou manter peso
✅ Queda de cabelo, unhas fracas e pele opaca
✅ Baixa imunidade e infecções frequentes
É o desequilíbrio da microbiota — ou seja, quando há uma queda das bactérias boas e aumento de bactérias patogênicas, leveduras ou fungos. Isso compromete a barreira intestinal e favorece inflamações e doenças.
Disbiose Intestinal
É a presença de parasitas (como vermes ou protozoários) no intestino, que se alimentam dos nossos nutrientes e liberam toxinas, prejudicando a digestão, a imunidade e até a saúde mental.
Parasitose
O Supercrescimento Bacteriano do Intestino Delgado acontece quando bactérias que deveriam estar no cólon migram para o intestino delgado, fermentando os alimentos e causando gases, distensão, dor e má absorção de nutrientes.
SIBO
O Supercrescimento Fúngico do Intestino Delgado é semelhante ao SIBO, mas causado por fungos, como a Candida.
Os sintomas incluem inchaço, fadiga, desejo por açúcar, micoses na pele e unhas, canidíase de repetição, doenças de pele e alterações no humor.
SIFO
✅ Reduzir a carga tóxica e inflamatória
✅ Romper biofilmes que protegem bactérias e fungos
✅ Recuperar a integridade da mucosa intestinal
✅ Facilitar a recolonização com bactérias boas
✅ Regular o sistema imunológico e diminuir sintomas como fadiga, inchaço, compulsão alimentar, ansiedade e baixa imunidade
Esses desequilíbrios intestinais têm uma raiz em comum: um ambiente intestinal comprometido, inflamado, com excesso de resíduos, toxinas, muco e biofilme, que favorecem a proliferação de microrganismos oportunistas e dificultam a ação do sistema imunológico.
O detox intestinal atua como um "reset" do terreno biológico, limpando o excesso de muco, reduzindo inflamações e facilitando a expulsão de toxinas acumuladas no intestino.
Já a desparasitação natural age de forma estratégica com o uso de tinturas e compostos fitoterápicos que inibem, enfraquecem e eliminam parasitas, leveduras e bactérias disfuncionais.